Life · Moda

O gosto, a moda e a ignorância.

Image
Inauguração do Anna Wintour Costume Center no Met, com Michelle Obama (Imagem reprodução)
Um dos assuntos mais polêmicos dessa semana foi o grande Baile de Gala do Met, reconhecido por sempre ter um tema e ser alvo de figurinos excêntricos e exóticos. Leia bem essa palavra: figurino.
O baile beneficente anual do Met (Metropolitan Museum of Art), também conhecido como Met Gala, é um baile feito basicamente para arrecadar fundos para o próprio museu, além de ser um evento social muito importante na agenda de Nova Iorque. Geralmente, nos bailes, uma nova exposição de moda é inaugurada e a desse ano foi Charles James: Beyond Fashion.
Mais eis que esse baile não era um qualquer, era o baile de inauguração do Anna Wintour Costume Center também. Costume, que no inglês, é figurino.
Várias celebridades do momento apareceram nesse “White Tie and Diamonds” (tema do baile), e até senti falta de algumas presenças clássicas, mas o ponto é: o figurino!
O Petiscos, que é um site com um posicionamento de moda com conteúdo porém com linguagem descontraída deu uma deslizada que me deixou além de desapontada, em choque.
O post intitulado “Zoeira no Met” traz opiniões preconceituosas e de mal gosto da autora em questão. O pior de tudo, uma opinião critica sem embasamento algum e apenas baseado no “eu não gosto então não presta”.
Um dos vestidos mais polêmicos foi claro o da mulher eleita mais bonita do mundo, Lupita Nyong’o.
Image
Lupita divando. (Imagem reprodução)
Numa análise superficial, esse post cheira – e muito – à recalque. Depois dessa primeira impressão que não foi só minha, o post é carregado de ausência de informação de moda.
Image
Post na fanpage do Facebook do Petiscos
Eu, como profissional da moda, vi muitos looks como desafios de modelagem, styling e personalidade. Esse evento foi um baile de figurinos, ali as pessoas se vestiram de personagens – não obrigatoriamente, claro – e caíram no espírito da coisa! A Lupita estava uma perfeita releitura caricata de uma Flapper dos anos 20, e o melhor: sustentando o look. Ela fez aquele look acontecer. Dentre muitas outras que fizeram o mesmo. Não só isso, ali todo um trabalho de história e releituras foi feito. Como o Oscar de la Renta vintage da Sarah Jessica Parker e seu penteado polêmico que lembrou um pouco do shape dos chapéus da época.
Image
SJP também sambando na cara do recalque (Imagem reprodução)
Sempre insisto na tecla da pesquisa. Pesquisa, minha gente, isso é fundamental para todos, é cultura, e para quem divulga conteúdo é imprescindível! Eu não nasci sabendo, mas prefiro ter base para defender meu argumento do que simplesmente o jogar no mundo como carne aos leões. E foi o que aconteceu com esse post do Petiscos. Infelizmente o site errou FEIO e deve ter perdido alguns leitores. Se você quer defender seu gosto, faça-o em uma crítica pessoal e com embasamento – não em um veículo dessa forma.
Alguns vestidos do baile, por exemplo, eu não gostei por achar que não ficaram bem na pessoa, achatou a silhueta, não valorizou, ou a pessoa parecia não estar bem/confortável/sustentando o look.
Daí as pessoas defendem com unhas e dentes o ocorrido com o jogador de futebol chamado implicitamente de macaco, mas chamam as pessoas de “galinha de despacho de macumba” e diz que o look da Lupita lembra um figurino de dança folclórica africana – considerando isso um “xingamento”, oi? E aí?
Fora que, certeza que os praticantes do candomblé além da risada sobre tamanha ignorância, discordaram dessa tentativa de “ofensa” juntamente com os afro-descendentes.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s