Life · Moda

As tribos, o estilo e a moda.

No começo dessa semana eu (finalmente) resolvi visitar a famigerada Forever 21 do Morumbi Shopping. Loja bonita, com ótima disposição de produtos e comunicação visual, porém… Nada extraordinário.

Image
Fachada da Forever 21 no Morumbi Shopping

“Ah, adoro a forever, tem roupas pra gente magra como eu.”

“Acho incrível um jeans custar R$ 34,00!”

“Resumindo, achei a Forever21 muito legal e superou minhas expectativas.” – Blog Starving

Image
Loja interna do Morumbi Shopping.

Realmente, a coleção de inauguração da loja parecia bem promissora segundo a cobertura dos nossos queridos colegas blogs. Porém meu argumento desse texto tem base em dois fatos:

– A necessidade do brasileiro de admirar um produto de fora meramente pela etiqueta “importado”.

– A defasagem de estilo da garotada de hoje.

Gente, eu não vi NADA de extraordinário nessa coleção de reposição da Forever 21. “Ah, mas não é a coleção de verdade, é só um meio de estação” sinceramente, não interessa. A presença de marca deve ser refletida no produto, e constante. A marca pode abraçar vários estilos, como um grande magazine, mas o que chamava a atenção eram as estampas exclusivas, etc. Que quase não se vê agora. O que também não justifica para mim o tal fervor sobre a loja – que, aliás, parabéns ao marketing! – é o argumento sobre os produtos serem incríveis. Eu já vi diversas vezes as peças dali em outros centros comerciais em São Paulo.

Eu acho que as pessoas estão muito acomodadas. Ninguém quase sai mais pra bater perna, ver o que tá nas lojas, ver o estilo das pessoas nas ruas. Todo mundo tá muito ocupado no instagram acompanhando o que as bloggers vão postar em seus sites pra daí partir de um “pré-suposto” para seguirem seu estilo. Não descarto a pesquisa de referência, mas critico sim – e muito! – essa necessidade atual das pessoas quererem exatamente o estilo do outro e não criar o seu.

Outro exemplo disso é o estilo da massa alternativa, que de alternativa não tem mais nada por ter massificado. Ir a festivais de música, ou em points alternativos como a Rua Augusta é se deparar com um mar de pessoas iguais. Os mesmo shorts jeans com top cropped com beanie com tédio. Gente, lembra quando vocês compravam o que gostavam e não o que estava na moda?

Isso é algo que também força o mercado a não ter mais desafios e viver de cópias. Eu vejo vitrines e mais vitrines iguais de grandes magazines que tem equipe de estilo, mas que infelizmente vivem de tabelas de venda e não tem a liberdade muitas vezes de fazer o que a criação lhe proporciona, e sim o que vende. Grandes culpados somos nós que insistimos em consumir uniformes para nos sentir acolhidos por um grupo. Eta geraçãozinha da aceitação!

Pegar transporte público em dia de Lollapalooza é pedir pra ver os uniformes da estação – e mais, levar olhadas feias se você não estivesse no outfit do dia (meu caso).

Image

“Não, sou alternativo, revoltado, não me importo com o que os outros pensam” mas vai lá e compra aquela camisa que todo mundo ou o seu grupo de amigos tá usando né.

Um ponto positivo é: vi umas semanas atrás uma garota TÃO estilosa que quase pedi para tirar foto do look dela. Tinha cabelo Black Power preso de um lado, de um tom loiro escuro, óculos meio arredondados, um short de cintura alta – não jeans, olha só! – uma camiseta de time de futebol meio várzea cropped e uma sandália de salto alto killer.

Quem tem raízes no estilo street e hip hop geralmente tem muito mais senso de liberdade criativa. Taí nossa linda Rihanna para comprovar e se tem algo que eu sempre amei foi Hi-Lo.

Image
Rihanna linda – fonte: http://www.thefrisky.com

Pesquisem, abracem os brechós, feiras, customizem as roupas, sejam mais divertidos!

Image

Mais pesquisa e menos cópia, gente! A moda brasileira anda tediosa faz tempo.

One thought on “As tribos, o estilo e a moda.

Leave a Reply

