Life

A Globo e a diversidade.

Essa semana mal começou e já teve bafafá. E eu, continuo a explicar:

Como eu já disse nesse post, muitas meninas gostam de se sentir inclusas em um grupo social e acabam por aderir as mesmas tendências e peças chaves do estilo predominante desse grupo. A Globo, que dias atrás passou por um grande deslize de crise em rede social (por parte de usuários racistas) contra a super simpática moça do tempo, Maju, agora solta isso:

“O concurso ‘Bailarina do Faustão’ tem mostrado a diversidade da beleza da mulher brasileira. Gatas para todos os gostos. http://glo.bo/1HUVb3F #Domingão” – fonte: Facebook GShow.

Gente, diversidade? DIVERSIDADE?
DI VER SI DA DE? Em roupas de academia né? Não se fala em diversidade se algum grupo ou minoria não se vê representado.

O cabeleireiro Mauro Freire já tinha cantado a bola: As mulheres estão todas iguais. O estilo “Gisele” por aí é super cativante, óbvio. Quem não quer parecer uma super top model, com uma carreira e beleza indiscutíveis? Se sentir poderosa? Pois bem. O problema vem de dentro pra fora. Quem me conhece, seja um pouco do blog, ou da vida real sabe claramente que tenho (tento) um estilo 50/Pin Up/Rockabilly. É legal ir a festivais e ver outras pessoas da sua tribo? É. É legal sair pra dançar e todo mundo estar ali na mesma vibe que você? É. É legal sair e ter clones? Não sei.

Eu lembro bem que em uma determinada época do colegial todas as meninas pareciam iguais. As redes sociais não eram tão fortes na minha época (risos), mas as meninas que andavam juntas tinham hábitos comuns. Ou seja: eram amigas, viajavam juntas, faziam compras juntas, iam ao salão de beleza juntas. Elas meio que escolhiam a dedo sua estética juntas, e claro, tinham biótipos parecidos (talvez pela rotina?).

Not my thing.

Eu sempre fui a aspirante à faculdade de moda que tinha um estilo já fui emo esquisitinho (e biótipo nada nos padrões impostos), então não acontecia comigo andar em bando com minhas amigas similares a mim. Muitas me pediam ajuda, opiniões de estilo, mas lembro bem das minhas amigas se sentirem mais seguras com seu estilo pessoal. Lógico que tinha o teenage angst, mas nada grave. Cada uma ali vestia e fazia o que achava melhor pra sí. Mesmo sendo amigas, mesmo andando juntas e com rotinas similares nós não sentíamos a necessidade de parecer iguais para nos sentirmos inclusas. A gente sabia que nossa amizade tava ali para nos dar suporte, não precisávamos desse signo de igualdade.

Pois bem. O que há de errado em querer aspirar em ser uma mulher incrível, bonita e bem sucedida? Nada. O que há de errado em você mudar quem você é para se adequar a algo que não representa você? Tudo. Eu sempre bato na tecla sobre que o estilo precisa ser mais pesquisado, as pessoas precisam sair um pouco da zona de conforto para se sentirem mais únicas. Mas o que realmente isso reflete é personalidade. Com esse boom de rede social, as pessoas têm uma constante necessidade de manter algumas aparências. Será que não tá na hora de parar? Será que todas as bailarinas de um programa com boa audiência em uma das maiores emissoras do país (que é global) precisam ser idênticas?

Sobre a “tribo” Rockabilly? Temos meninas com cabelos de todas as cores, de cores fantasia e naturais. Cabelos cacheados, lisos, curtos e compridos. Isso sem contar os inúmeros biótipos. O que conta pra gente? Estilo e personalidade. Por ter uma falta de mercado para isso, a galera desse estilo se vira muitas vezes para encontrar, montar ou fazer seu estilo próprio.
Por isso gente, sejam mais criativos em representar sua própria imagem. Não importando o estilo.

Aliás, sabia que o padrão de beleza loiro vem da Grécia antiga? 2015, gente, 2015.

One thought on “A Globo e a diversidade.

Leave a Reply

